Significado do nome Matheus → Conheça sua Origem e Curiosidades

O nome Matheus se tornou bem famoso nos últimos anos, mas é um nome utilizado desde as antiguidades, pois o significado do nome Matheus está ligado a bíblia e tem origem hebraica. Para se ter noção, desde os anos 2000 o nome Matheus já foi registrado mais de 190 mil vezes nos cartórios brasileiros, e nessa última década foi a de maior utilização desse nome. Mas quantas pessoas realmente sabem o significado do nome Matheus?

Sua origem trás duas formas de pronúncia no dia de hoje, Matheus e Mateus, mas ambas são origem do nome hebraico Mattiyyah, que pode significar:

  • Presente de Deus;
  • Dom de Deus;
  • Dádiva de Deus;
  • Dom de Javé.
    • Javé é conhecido como um dos nomes de deus na bíblia, foi transcrito em letras romanas YHWH.

Mas seu nome não chegou a língua portuguesa a partir do hebraico, e sim do latim, com o nome Mattaeus. Que tem o mesmo significado do nome Matheus em hebraico. Mas é um nome que possui grande popularidade desde seus primórdios, e seu crescimento só tende a crescer com o aumento da população brasileira anualmente.

significado do nome matheus

Imagem do apóstolo São Mateus, que é mencionado em Mateus 9:9 e Mateus 10:3 como um coletor de impostos que foi convidado para o círculo de apóstolos de Jesus Cristo. Mas também é mencionado como Levi, que é filho de Alfeu em  Marcos 2:14 e Lucas 5:27.


História do nome Matheus

Matheus era conhecido como um coletor de impostos em Jerusalém, até se tornar um dos doze discípulos que Jesus teve durante três anos. Nos evangelhos, também é conhecido como Levi, filho de Alfeu.

O nome Matheus foi introduzido à Inglaterra através dos normandos, mas como nomes medievais, que era lidos como:

  • Mathiu
  • Matheu

Foi um nome muito popular durante a Idade Média, mas ganhou grande destaque durante a Reforma Protestante, porém era pronunciado como Matthias que foi influenciado pela língua grega.

A pronúncia em português surgiu inicialmente em Portugal durante o século XVI, de acordo com documentos históricos.

No Brasil surgiu com suas variantes, uma com ”h” e outra sem, mas o significado do nome Matheus se mantém o mesmo para ambos os casos. E que se tornaram extremamente populares nas últimas décadas, mas também podem aparecer em diversas junções de nomes, formando um nome próprio composto. Como por exemplo: Enzo Matheus, Vinicius Matheus ou Lucas Matheus.


Numerologia do Nome

A numerologia dos nomes é um cálculo pessoal que conta com três quesitos que favoreçam o auto-conhecimento e um pouco mais de entendimento dos potenciais de cada pessoa a partir do nome. Assim como também ajuda como um tipo de presságio que conta com grandes realizações e feitos na vida que ainda acontecerão e até mesmo os problemas que podem ser enfrentados em breve ou que muitas vezes já foram resolvidos.

A partir dos números que são dados como uma forma de nota avaliativa de cada nome, é possível usa-los como base para se aprimorar e se tornar uma pessoa melhor na convivência com outras pessoas. E vale entender mais sobre os números pois eles não significam somente energias positivas, mas também negativas tudo de acordo com a personalidade da pessoa.

Elementos que serão analisados em questão:

  • Personalidade
    • A personalidade representa a forma que a pessoa se relaciona com esse mundo fisicamente. Podendo ser comparado com um welcome, entregue as pessoas mais chegadas e as que você vai conhecer.
  • Ambição
    • A ambição é algo muito intimo que muitas pessoas escondem das demais pois representa e muito a sua verdadeira essência; alma, que mostra tanto as motivações pessoais quanto seus anseios.
  • Expressão
    • Coisas expressas, como já é de conhecimento, demonstra tudo o que está ligado com as ambições que cada um tem na vida.

Elemento Ambição: 9
É uma pessoa que acredita que o amor pode expandir a felicidade em sua vida, e gosta de dedicar muito sua vida a isso, pois sabe que será retribuído da mesma forma em que dá.

Elemento Personalidade: 6
É uma pessoa extremamente extrovertida e simpática, consegue transmitir facilmente seu conhecimento e sua segurança aos outros, mas é uma pessoa muito conservadora quando se trata de suas ideias e seu jeito de ver o mundo.

Elemento Expressão: 6
Se preocupa demais com a opinião alheia, mas faz disso o seu ponto forte, pois está sempre tentando melhorar aquilo que acham ruim em si, é uma pessoa muito prática e responsável, gosta de usar o máximo de sua intelectualidade para resolver os problemas da forma mais efetiva.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply