Candomblé: Entenda aqui como que esta religião funciona.

Todos sabemos que existem diversas religiões, ainda mais no Brasil que se torna um país bem liberal que acaba possuindo todo tipo de etnia dentro dele, dessa forma se torna comum pessoa de todo mundo virem para cá propagar a sua religião e dessa forma outras etnias se interessarem e assim também seguir tal religião, isso ocorre muito com o candomblé aqui no Brasil, esta religião que é muito diferenciada e que se consiste em ser feitos rituais diferenciados.

candomblé

Assim hoje iremos comentar sobre algumas características que o candomblé acaba possuindo quando estamos presente em seu terreiro, ou seja, em seu culto.

Como um ritual acontece

Quando falamo do ritual que é feito no terreno de candomblé ele apenas pode ser iniciado por duas pessoas, e essas são o pai de santo ou a mãe de santo, assim um dos dois começa dançando para que assim o Exu venha ser despachado, isso deve ser acompanhado da toca dos tambores, e enquanto isso os filhos de santo devem se preocupar em invocar os seus orixás para que assim eles venham ser incorporados.

Isso tudo acaba ocorrendo por duas horas no mínimo, existem rituais que tendem a durar cerca de 3 horas dependo do dia.

As oferendas do candomblé

Se tratando agora das oferendas que são feitas no candomblé elas se tornam muitas e por causa disso que é comum elas variarem muito, dessa maneira elas devem ser feitas durante o rito, ou seja, enquanto o pai ou mãe de santo estiver despachando o Exu.

candomblé oferendas do candomblé

Na maioria dos casos eles utilizam conchas marinhas para que assim possam prever coisas que podem ocorrer com a vida das pessoas, afinal as conchas acabam demonstrando muito sobre tudo que pode ocorrer na vida de alguém, assim a pessoa consegue prever o futuro com uma maior facilidade.

O que é usado em um ritual

Vimos que o terreiro no candomblé é algo extremamente diferenciado e é por conta disso que devemos mostrar agora o que é necessário para que assim venha ser feito o tão esperado ritual, a principal coisa que deve estar presente são os atabaques, e também pessoas que saibam tocar certos ritmos destes atabaques para que assim o pai ou mãe de santo consigam despachar o Exu.

Além disso é feito uma cantoria que vária de duas línguas diferentes, que são a nagô e a ioruba, e elas variam de acordo com o orixá que será incorporado no ritual.

O lugar escolhido pelo candomblé

Se tornar alguns lugares que podem ser realizados os rituais, afinal são terreiros específicos ou até mesmo casas ou ou templos que para eles são chamados de roças que são os locais que podem haver de forma segura e perfeita os seus rituais, tanto que nestes locais a maior parte das vezes são as mulheres que assumem a total liderança.

lugar escolhido pelo candomblé

Por causa disso que se torna extremamente comum ver a mãe de santo iniciando o ritual enquanto os homens usam o atabaque para que assim o ritmo da musica venha ser assumido.

Diferente de Umbanda

É mais comum do que pensa pessoa que conhecem pouco sobre o candomblé e também da umbanda confundirem os dois, ou até mesmo achar que é a mesma coisa, no entanto eles possuem uma grande diferença que faz com que ambos venham ter fé e objetivos diferentes, e é por conta disso que não podem ser assimilados um com o outro.

Na umbanda são incorporados espíritos encarnados ou desencarnados que acabam possuindo o médium do grupo para que assim venha falar com alguém desejado, no entanto no candomblé são os orixás que assumem o controle, e eles são espíritos da natureza.

Grupos que cultuam

Assim como sabemos são diversas as pessoas que acabam seguindo esta religião, no entanto existem dois grupos que acabam tendo um grande destaque nela, afinal são eles os que propagaram esta religião no Brasil, e eles são bantos e os sudaneses. Os bantos acabam se constituindo por pessoas que vieram de lugares como Angola, Congo e Moçambique, já os sudaneses são de lugares como Nigéria e também Benin, e é por conta disso que a religião possuí mais seguidores negros do que brancos, o que acaba sendo diferente de outras diferentes religiões que existem.

Iniciação do ritual

Muitas pessoas se perguntam o que precisa ser feito para participar desta religião, e é algo muito diferenciado e que não é para qualquer um, pois para estar em ligação completa no ritual você deve ter contato com os orixás, e para que isso venha ocorrer você deve permanecer dentro de um comodo por 21 dias, mantendo contato apenas com o zelador da casa.

inciicação do ritual do candomblé

O como é chamado de roncó e é responsável por fazer com que a pessoa venha ter mais ligação com os orixás que são extremamente importantes para a religião que estamos falando.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply